segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Exames de Proficiência - Pré-requisito para o programa Ciências sem Fronteiras - Saiba mais!



Existem vários exames de avaliação de proficiência em inglês daqueles que não o falam  como língua materna. Quatro deles são de grande abrangência e reconhecimento internacional: o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), pronunciado /towfl/, o TOEIC (Test of English for International Communication), pronunciado /'towIk/, o IELTS (International English Language Testing System), pronunciado /'ayelts/, e o CPE (Certificate of Proficiency in English).
Para a inscrição no programa “Ciências sem Fronteiras”, o exame exigido é o TOEFL, que tem como objetivo principal avaliar o inglês de quem pretende ingressar em universidade dos Estados Unidos ou Canadá, e portanto, avalia com vocabulário e textos mais voltados a temas acadêmicos. O TOEFL é oferecido em 180 países, podendo ser feito a qualquer momento. Aproximadamente 800 mil pessoas fazem o TOEFL a cada ano e mais de 4.400 instituições de ensino superior nos Estados Unidos e no Canadá exigem o TOEFL de estudantes internacionais. O TOEFL é atualmente oferecido em duas formas: internet-based epaper-based. O paper-based TOEFL (PBT) confere um escore que varia de 310 a 670, o internet-based (iBT) confere um escore de 0 a 120. A validade de ambos é de 2 anos.
O paper-based TOEFL é um teste de escolha múltipla dividido em três partes: Listening Comprehension, Structure and Written Expression, e Vocabulary and Reading Comprehension. As três partes têm peso igual. O internet-based TOEFL é dividido em quatro partes: Listening, Speaking, Reading and Writing, ou seja, já inclui testes de produção oral e redação. No Brasil, o TOEFL é normalmente ministrado pelos centros ou institutos biculturais brasileiros norte-americanos. No Rio Grande do Sul, o exame pode ser realizado em Porto Alegre, na PUCRS, na modalidade internet-based TOEFL.
Nenhum dos exames de proficiência mede conhecimento gramatical, mas sim habilidade prática geral. Isto é, o candidato não precisa responder perguntas do tipo "O que é voz passiva? Dê um exemplo." ou "Como se constroi o perfect tense?" Os exames medem apenas a habilidade funcional, a capacidade comunicativa, o grau de familiaridade do candidato com as formas corretas da língua. Quem fala, lê e escreve com facilidade, mesmo sem conhecer regras gramaticais, alcança uma boa pontuação. Portanto, o melhor preparo para exames de proficiência é simplesmente desenvolver familiaridade com o inglês nas suas formas oral e escrita.

Mais informações sobre os exames de proficiência em: http://www.ets.org/toefl

Nenhum comentário:

Postar um comentário