quinta-feira, 6 de junho de 2013

IDENTIDADE & PERTENCIMENTO - RECEPÇÃO CALOUROS BIOTECNOLOGIA 2013


Para iniciar o ano letivo com o pé direito na Universidade Federal de Pelotas, e entendendo que a conquista de uma vaga em uma universidade federal é um motivo de comemoração, o grupo Mural G-Biotec, com o apoio da coordenação do curso, organizou uma série de atividades com o objetivo de estabelecer os primeiros vínculos com os recém-chegados. Além de promover inclusão e claro, lhes desejar boas-vindas, o grupo do Mural acredita que os primeiros contatos dos calouros com a Biotecnologia sejam determinantes para que se identifiquem cada vez mais com o curso.
Abaixo você acompanha as fotos de tudo que rolou em duas semanas de atividades intensas,  troca de experiências, conhecimento e novas amizades!


Recepção e Acolhida 


As atividades começaram cedinho, no dia 06 de maio, primeiro dia letivo de 2013. Os novos e antigos alunos foram recepcionados pelo profº Luciano Pinto, coordenador do curso e demais professores. O pessoal do Mural organizou algumas palestras para "situar" os novos alunos nas principais atividades desenvolvidas pelo curso de graduação em Biotecnologia.

 Professor Luciano Pinto dando as boas vindas aos calouros



Participação dos alunos integrantes do Diretório Acadêmico, Arthur Brahm e Luiza Nascentes, mostrando aos novatos (a antigos alunos) a importância do D.A. e como participar dos próximos processos de tomadas de decisões.

 
Coffee-break oferecido aos alunos durante a recepção :)



A aluna Larissa Brussa Reis mostrou a evolução e importância da divulgação científica ao longos dos anos, e convidou os novos alunos a integrarem o time do Mural G-Biotec
O aluno de Mestrado e ex aluno de graduação da Biotecnologia, Gustavo Moreira, apresentou a palestra "Biotecnologista, e agora?" mostrando as perspectivas para os profissionais recém formados.
A turma dos calouros ATBIOTEC 2015 - Sejam bem-vindos!


Aula Magna


No dia 13 de maio de 2013, foi oferecida uma Aula Magna a toda comunidade da Biotecnologia e demais cursos do campus Capão do Leão. O professor adjunto nível III do Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dr. Hugo Verli, apresentou uma aula intitulada “O lado ‘doce’ da Biotecnologia. Abordando conceitos de Bioquímica aplicados a Biotecnologia, como as possibilidades do uso biotecnológico e terapêutico de carboidratos, o professor explanou ao público com didática excelente, instigando a curiosidade dos alunos sobre as linhas de pesquisa que desenvolve.
Cartaz da Aula Magna organizada pelo grupo Mural G-Biotec.

Professor Dr. Hugo Verli, Membro Associado da Academia Brasileira de Ciências, e palestrante do evento.
Composição da Mesa para o evento.
Grupo Mural G-Biotec e palestrante Profº Hugo Verli. Deixamos registrado, mais uma vez, o nosso agradecimento por ter aceitado o convite e pela excelente Aula Magna.

Mobilidade Acadêmica em Cursos de Extensão

Entendendo a importância da formação extra-curricular, e visando estimular os alunos dos primeiros semestres do curso de graduação, o grupo Mural arquitetou uma semana de atividades diferenciadas: o relato de experiência dos alunos que participaram dos cursos de férias nas principais instituições do país. Dessa vez, o nosso Mural Físico ficou todo colorido, representado pelos estados e instituições do Brasil nas quais ocorreram os cursos. Uma enriquecedora troca de experiências e incentivo aos novos alunos para que expandam seus horizontes e acreditem que podem chegar onde quiserem!

Abaixo você confere as fotos dos relatos dos alunos e pode conhecer um pouco dos cursos de férias que as Universidades oferecem!

Lindo Mural Físico montado pelo grupo Mural G-Biotec, contando um pouquinho da história de cada aluno palestrante do evento.


Cartaz do evento.

A UFPel representada pelos alunos nas melhores instituições do país!

1º dia 

 A aluna do 5º semestre Angela Casaril contou um pouco sobre os cursos de férias: II Escola de Verão em Toxicologia  da USP e II Oficina de Inverno de Bioquímica da UFSM.


A aluna Emily Montosa, do 7º semestre, contou suas experiências nos cursos de férias: Curso de Inverno Autofagia: homeostase à morte celular – FIOCRUZ (Rio de Janeiro)
IV Curso de Verão em Oncologia Experimental – INCA (Rio de Janeiro).

2º dia



Os alunos do 7º semestre Fernanda Valiati e Frederico Kremer apresentaram suas experiências. A Fernanda participou dos cursos: Curso de Extensão em Bioinformática – PUC 
(Porto Alegre) e XII Curso de Verão Genoma, Proteoma e Universo Celular. Hemocentro de Ribeirão Preto – USP (Ribeirão Preto). Já o Frederico realizou o curso de  Advanced Topics in Computational Biology – Agrochemical and Drug Design – EMBRAPA (Campinas).

3º dia




Os alunos Larissa Brussa Reis e Filipe Dutra mostraram os principais cursos de férias da UFRGS, nos quais participaram: I Curso de Inverno de Biologia Molecular Humana, I Curso de Verão em Expressão Gênica e II Curso de Sinalização Celular do Câncer.


4º dia


 No 4º dia do evento, foi a vez das alunas Delva Leão e Mariana Brutschin apresentarem os cursos que participaram: II Oficina de Inverno de Bioquímica da UFSM e X Curso de Verão em Biologia Celular e Molecular – USP (Ribeirão Preto).


5º dia 



No último dia do evento, os alunos Rômulo Oliveira e Lucas Tavares mostraram as principais atividades do X Curso de Verão em Biologia Celular e Molecular – USP (Ribeirão Preto), bem como as linhas de pesquisa nas quais realizaram estágios durante o curso.


Organizadores e palestrantes do evento Mobilidade Acadêmica em Cursos de Extensão.


Em nome de todo o grupo do Mural G-Biotec, agradeço a todos os participantes que fizeram do evento "IDENTIDADE & PERTENCIMENTO - RECEPÇÃO DOS CALOUROS BIOTECNOLOGIA 2013" um grande sucesso. São iniciativas como essas que transformam a realidade ao redor, que mostram a nossa força em prol de um objetivo comum: tornar a Biotecnologia popular, mostrar ao mundo as inúmeras possibilidades da profissão que escolhemos e no qual somos apaixonados e ensinar e divulgar Ciência.
Acreditamos que a alfabetização científico-tecnológica, além de viável, é uma ferramenta indispensável na consolidação do papel de cidadão atuante, almejando uma sociedade mais justa, igualitária e com oportunidades a todos que as buscam. À todos os envolvidos, o nosso singelo "muito obrigado"!


Texto realizado por Larissa Brussa Reis

2 comentários:

  1. Parabéns Larissa e equipe! As atividades foram muito interessantes e integradoras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lullis! Esperamos que atividades como essas sirvam de inspiração para que outras instituições se organizem a recepcionar e acolher os calouros! Abraço!

      Excluir